Um projecto pretensiosamente masculino, com uma base de arquitectura simples, de espaços contínuos, abertos e cheios de luz.
Com madeiras escuras, elementos em couro, apontamentos pretos e tecidos encorpados, conseguimos o contraste pretendido para evocar a masculinadade que nos foi pedida, sem que ficasse comprometida a luminosidade do ambiente.
A cozinha totalmente preta e aberta para a sala de jantar, faz “pano de fundo” para uma mesa redonda de design reconhecido, com tampo em mármore marquina sobre pé central. As cadeiras acompanham a sinuosidade das formas e deixam que o pé da mesa se reconheça através das suas linhas pouco cheias.
A sala assume as suas dimensões generosas ao deixar-se envolver por um grande sofá de canto verde escuro, complementado por duas poltronas leves. Nas suas costas, o desenho da secretária corrida cumpre a dualidade de funções a que se propõe – composição decorativa ou, pontualmente, posto de trabalho.
Os quartos têm carácter diverso ao gosto de quem os ocupa, destacando-se a mega suite que acomoda parte de sala, parte de quarto, apenas com um apontamento que a divide – uma estante baixa, giratória, que comporta a televisão. As paredes dos topos rematam o espaço com um tom cinza escuro, em contaste com a luz que entra pelas cortinas da longa janela.
O exterior será o ponto alto deste projecto pela base extraordinária de trabalho – uma varanda debruçada sobre a cidade, com capacidade para acolher salas de estar e de jantar, e ainda uma zona de descanso que nada mais é que uma extensão da suite.
Com os tecidos, a luz e os materiais, os espaços interiores e exteriores harmonizam-se.
nby concept & project
Pitágoras Group
Manuel Pessanha
Guimarães, Portugal
2021