nby

VENTOZELO HOTEL & QUINTA

Douro vinhateiro.

Nove edifícios espalhados, das encostas até ao leito do rio. Um programa composto por vinte e nove quartos, um restaurante, uma loja, um Centro Interpretativo, os lagares e os balseiros.

Foi-nos dada uma premissa para começarmos a sentir o projecto:

“Ouvir o silêncio como quem decifra um lago.”

E bastou conhecer Ventozelo para entender o que nos foi pedido. O Douro numa quinta.

Não se pretendia luxuoso, exuberante nem histérico. A simplicidade aliou-se ao conforto tanto na escolha do mobiliário como na escolha dos têxteis. Cada unidade conta uma história e, ainda assim, mantém-se uma harmonia e uma coerência entre todas.

A recepção e a loja seguem a linguagem das antigas mercearias dando assim o nome à loja – Mercearia – onde os produtos da quinta são expostos, desde os vinhos, às frutas e aos aromas.

O restaurante, denominado Cantina, pretende homenagear essa antiga função com as mesas corridas ao centro da sala sem, no entanto, perder o objectivo do aconchego que a comida de conforto exige.

A variedade no que à oferta de cada unidade diz respeito, lançou um desafio projectual muito interessante – casa completa, quartos com sala comum, quartos independentes com sala própria, unidades com piscina, piscina comum a unidades autónomas, espaços exteriores privativos e espaços de partilha.

Uma manta de retalhos cosida a ponto certo.

design de interiores

nby concept & project

fotografia

Luís Ferraz

localização

Douro, Portugal

ano

2019

MERCEARIA RECEPÇÃO

CANTINA

Casa do Feitor

LARANJAL

BALÕES

Qt. Ventozelo
32_f_ventozelo_hotel_quinta_yatzer

CARDANHOS

ROMÂNTICA

CASA DO RIO

CASA GRANDE

PISCINA